No caminho inverso


Para quem já leu as postagens anteriores (se não leu, tá perdendo 😏), sabe que eu presto assessoria para deixar os imóveis mais atrativos para venda e locação.
Mas também trabalho com o cliente que busca por um imóvel para comprar ou alugar. A compra de um bem, especialmente, é um grande e esperado evento. A maioria das pessoas fica muito insegura, e com razão, pois é o investimento de uma vida!
Na emoção deste momento, muitas vezes alguns problemas não são percebidos, e causam uma grande dor de cabeça depois. Vou exemplificar com um caso que aconteceu comigo.
O cliente queria comprar um apartamento, ele tinha ótima localização, em uma das ruas mais bonitas de Porto Alegre, bem arborizada, ótimo preço, segundo andar de um edifício bastante antigo (que eu adoro, inclusive prefiro), de frente, orientação Norte... até aí estava bem. Na visita, já deu para perceber que não havia manutenção há bastante tempo, o imóvel estava realmente bem deteriorado (nada que uma reforma não resolvesse, mas o custo provavelmente extrapolaria o orçamento), mas o que foi definitivo na minha sugestão de não comprar o imóvel foi a umidade e falta de iluminação. Mas a fachada é Norte, como não tem iluminação? Sim, a orientação solar era perfeita, mas a rua linda e arborizada, além dos prédios altos da frente, não permitiam que o sol chegasse nunca dentro do apartamento, que ficava abaixo da copa das árvores. Muitos pontos de mofo deram a dica que faltava.
Existe também a situação em que o cliente não consegue ver o potencial do imóvel. Na maioria das vezes os interessados visitam as propriedades e não conseguem enxergar além do que está representado (por isso que os imóveis devem ser preparados antes das fotos e das visitas!), se apegam ao sofá ou à cor da parede que não agradou. O profissional de arquitetura consegue ter uma visão muito mais ampla dos pontos fortes e fracos, sem a questão emocional, apenas buscando o melhor para o seu cliente.


Me acompanhe no Instagram



Comentários